Busca no Início de Carreira

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Entrevista de Emprego

Como se sair bem nas perguntas

Depois de preparar bem o currículo e passar dias buscando vagas de emprego, você finalmente é chamado para uma entrevista. Este momento, que deveria ser tido como uma oportunidade de mostrar e empresa tudo aquilo que você é capaz, as vezes termina gerando ansiedade e nervosismo.

Para diminuir esse efeito negativo e aumentar suas chances de conseguir responder bem às perguntas na sua entrevista de emprego o importante é se preparar. Para lhes dar dicas práticas, relacionarei abaixo os pontos mais importantes de uma conversa que tive com selecionadores de trainees brasileiros de uma grande multinacional:


1- Seja você mesmo - mas seja a sua versão mais profissional.
É isto mesmo. Todos nós temos diferentes versões. Uma mais festeira, uma mais tranqüila e uma mais profissional, cada uma para ser usada no momento adequado. Se ser você mesmo significa usar jeans e tênis, ótimo, mas não numa entrevista de emprego para um banco de investimentos, por favor. Tente ouvir as pessoas e também se expressar da melhor maneira possível e defenda seu ponto de vista, mas sem precisar brigar por causa disso. Se os outros não cederem, saiba a hora certa de ceder.

2- Apresente-se adequadamente.
Procure saber sobre a cultura da empresa e tente se apresentar na entrevista assim como eles, não muito mais ou muito menos bem vestido. Em regra geral os homens devem vestir-se com calça, sapato e camisa social de mangas compridas e para as mulheres um terninho é o mais adequado. Se sua entrevista de emprego for para ambientes mais formais, como bancos e consultorias o melhor é usar terno e gravata.
Mulheres, por favor, por mais lindas que qualquer uma seja nunca tente se utilizar disso na seleção, pois é morte certa para a sua sorte, mesmo que seja a candidata mais apropriada. Homens, cuidado com algumas coisas que às vezes vocês podem não dar muita importância como barba por fazer ou uma roupa levemente amassada. Isto demonstra um certo desleixo e isso certamente contará pontos contra você, especialmente se sua vaga envolver qualquer contato externo.

3- Não brigue - ajude a resolver os conflitos.
Em dinâmicas de grupo, ou "entrevistas coletivas", às vezes surgem conflitos e estes são sempre saudáveis para que as melhores idéias vençam. Defenda sempre seu ponto de vista, mas saiba ouvir e processar o que ouviu. Às vezes mudar de opinião demonstra maturidade enquanto que, aquela pessoa que já está furiosa e brigando pelo seu ponto de vista, cega às outras possibilidades, termina demonstrando o oposto. Se você estiver num conflito com duas pessoas deste tipo, tente mediar e resolvê-lo, mas sem impor nada.

4- Apareça, mas não seja o centro das atenções.
Justamente. Volto ao ponto número 1. Se for você mesmo significa entregar os resultados de uma dinâmica e os outros preparam, apresentam, discutem é melhor tentar mudar um pouco, afinal de contas, se você não aparecer pode ficar a impressão de que você não faz tanta diferença assim, não é?

5- Saiba responder às seguintes perguntas numa entrevista de emprego:
Pergunta a) Quem sou eu?
Pergunta b) O que eu quero estar fazendo daqui a 6 meses e daqui a 5 anos?
Pergunta c) O que a empresa faz?
Pergunta d) Em que mercados atua e quais seus principais produtos e clientes?
Pergunta e) Qual o histórico da empresa?
Pergunta f) Quais os valores e planos de futuro da empresa?
Pergunta g)Como esta vaga se encaixa nos meus planos de carreira?

E a pergunta mais importante para a empresa:

Pergunta h) Porque a empresa deve contratar você, e não outra pessoa? Talentos existem muitos, mas só você pode... ... ...


Além disso, tomar um bom café da manhã e dormir bem a noite anterior são ótimos conselhos!

Boa preparação e boa sorte na sua entrevista de emprego, trainee ou estágio!

2 comentários:

carolinne disse...

Dicas excelentes!
O blog é muito bom! Parabéns!

Anônimo disse...

Esse portal, me ajudou no que eu estava precisando...Excelentes informações...Eu recomendo.