Busca no Início de Carreira

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Plano de Carreira - Como elaborar o seu.

Plano de Carreira - Como elaborar o seu
Quando as pessoas saem de férias, sempre se programam antecipadamente para onde e como vão passar os seus preciosos dias fora da rotina - elas possuem um plano. Do mesmo modo, um profissional de sucesso busca saber para onde está direcionando sua carreira, apesar de ser impossível negar que tanto o mercado quanto o profissional podem mudar e, por isso, sempre deve haver uma certa flexibilidade neste direcionamento.

Elaborar um plano de carreira serve exatamente para guiar o profissional no caminho que ele tem a percorrer rumo ao sucesso. Muitas pessoas dizem possuir um plano de carreira em suas mentes, mas é importante perceber que se o plano estiver formalizado seus efeitos serão muito maiores sobre a sua carreira. Isso se deve ao fato de que, quando escrevemos refletimos muito melhor sobre o que está sendo escrito e, ao mesmo tempo, tomamos o assunto como mais importante.

Vamos então ao que interessa: como elaborar um plano de carreira? Reflita sobre o que você deseja para a sua carreira no longo prazo, defina um objetivo genérico como "Me tornar executivo em uma grande multinacional", "Me tornar um empreendedor de sucesso" ou "Me tornar reconhecido no meio acadêmico", e escreva este objetivo em uma página - daí sairá seu plano de carreira.

Para atingir o objetivo que está em seu plano de carreira é importante refletir sobre si próprio. Você deve se fazer perguntas do tipo: "O que preciso estudar para conseguir chegar a este objetivo?", "Que experiências me trarão aprendizagens importantes para chegar onde eu quero?" e "Que características e atitudes minhas ajudam ou dificultam meu caminho e como melhorá-las?". As respostas para estas e muitas outras perguntas vão embasar sua reflexão para que escreva no seu plano de carreira as metas que deseja atingir.

No seu plano de carreira, quando conseguir identificar as metas a serem atingidas, tente dar-lhes prazo, em alguns casos será mais fácil que em outros, mas ao fazê-lo sua mente começa a trabalhar para encontrar soluções para atingir esta meta. Pense algo como "Até 2010 tenho que aprender inglês o suficiente para poder participar de negócios internacionais pois isso será necessário se quiser trabalhar em gestão de empresas multinacionais". Mas essa é apenas um exemplo de meta, quando cada um terá uma certa quantidade delas, na maioria das vezes muito diferentes.

Depois de escrever seu plano de carreira leia tudo que escreveu e reflita sobre o assunto. Mantenha ele na sua cabeça e sinta-se livre para modificá-lo sempre que necessário para atingir seus novos objetivos - afinal de contas nem o mundo nem ninguém para de mudar, o tempo inteiro.

-------------

Um exemplo prático e resumido de plano de carreira para que você possa entender melhor e elaborar o seu poderia ser mais ou menos assim:

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Plano de Carreira de André.

Objetivo: Tornar-se um empresário de sucesso no comércio internacional.

Situação atual:
Estudante de administração(possui conhecimentos teóricos úteis)
Não fala inglês (será necessário aprender)
Não entende de comércio internacional (será necessário aprender)
É uma pessoa tímida (terá que melhorar este traço de comportamento)

Como atingir o objetivo (metas):
- Se formar em administração para obter mais conhecimentos
- Aprender inglês o suficiente para fazer negociações de compra e venda internacionais até 2010
- Participar de cursos em comércio exterior
- Buscar experiências de estágio e trabalho na área de comércio exterior para aprender os aspectos práticos do negócio antes de se formar
- Buscar experiências em cursos ou trabalho que o façam vencer a timidez
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Lembre-se que o plano de carreira vai ser adaptado aos seus interesses, por isso o seu plano de carreira pode ser mais ou menos parecido com o modelo que mostramos aqui.

Além disso tenha sempre em mente que as coisas mudam com o tempo: o mesmo André, durante as experiências que teve para atingir seu objetivo, adorou trabalhar em uma grande empresa de comércio exterior e, por isso, preferiu mudar seu objetivo no plano de carreira para "se tornar um executivo de sucesso em comércio exterior".

7 comentários:

Cybele Padoan Giacchetto disse...

Excelente Post!

Me judou muito para a construção do meu plano de carreira, pois precisava de algo que me ajudasse a visualizar o plano.


Parabéns.

At,
--
Cybele Padoan Giacchetto

Visite: Blog Carreira e Suce$$o: http://padoan.blogspot.com

Danilo Pinto disse...

Muito bom este tema. Estava a refletir sobre minha carreira e que ruma dar à mesma neste período de readaptações e ajustes e este modelo me serviu de balizamento.

Parabéns e obrigado!

Cordialmente,

Danilo Silva Pinto

Anônimo disse...

Miuo bom esta linha de amostragem referente ao plni de carreira.Facilita os termos de aprendizagem.

Obrigado. Osnei de jesus do Couto.

vivian disse...

Parabeéns.
Foi de grande importância para que eu pudesse fazer o meu plano de carreira.
Muito grata,
Vivian

Kátia Costa disse...

Nossa, estava muito confusa em como elaborar corretamente meu plano de carreira. E aqui, me pareceu tão simples, graças a clareza e objetividade do modelo.
Parabéns e Obrigada!
Kátia Costa

Anônimo disse...

Muito bom esse comentário, as vezes na vida agente precisa de um plano para seguir os nossos objetivos.
Não sair fazendo qualquer coisa.

Ats
Anderson Gomes.

Anônimo disse...

Colocar metas é a base para o crescimento tanto profissional quanto pessoal. O artigo é de simples compreensão e muito útil para colocar os objetivos profissionais que almejamos.