Busca no Início de Carreira

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Carreira e trabalho no exterior - oportunidades e dicas

Trabalho no mundo interiroPossuir uma experiência de trabalho no exterior é para muitos uma meta importante de carreira e por isso é algo que tem que ser muito bem planejado para que se possa atingir.

O tipo de experiência buscada deve ser sempre diferente dependendo do ponto em que se encontra na sua carreira.

Para os universitários, trabalhar no exterior pode ser uma ótima alternativa de início de carreira, uma vez que é mais fácil conseguir estágios quando se está nessa idade, especialmente em hoteis, estações de sky, lojas, cassinos e outros.

Os universitários podem, e devem, pensar ainda numa outra possibilidade: em muitos países, quando se vai a estudo também é possivel trabalhar legalmente por meio período. É possível, por exemplo, partir para um determinado país para estudar 2 semestres da faculdade e trabalhar numa loja local ao mesmo tempo. Não subestime o aprendizado que se pode obter por ter trabalhado numa loja ou restaurante, por exemplo. Aprenderá melhor o idioma, sua relação com as pessoas ficará mais fácil e terá sua capacidade de adaptação testada e melhorada. As empresas em que for trabalhar quando se formar darão muito valor a quem trabalhou no exterior enquanto estudava, por mais simples que o trabalho possa parecer. Além disso há programas de trabalho no exterior oferecido por diversas agências especializadas como a Central de Intercâmbio - CI e o Student Travel Bureau - STB.

Além disso são oferecidas oportunidades de Programas de Trainee Internacional, como a do Trainee Internacional do Grupo Volvo, já divulgada aqui no site.

Para quem já iniciou a carreira muitas vezes se acredita que a situação não é tão fácil - pelo contrário - basta uma boa pós graduação para que você "transfira" sua carreira. Não são raros, por exemplo, casos de brasileiros em países como França, Noruega e Inglaterra que, tendo inicialmente ido ao país para realizar uma pós graduação, mestrado ou doutorado, enviam seus curriculos para vagas de trabalho em grandes empresas nesses países e são aceitos. Muitas vezes a empresa inclusive ajuda na obtenção do visto de trabalho.

Vale ainda a recomendação de não entrar em esquemas de trabalho ilegal no exterior pois isso pode vir a tornar-se uma dor de cabeça para você.

Se quiserem dicas mais especificas comentem no Blog, pois já teve experiências de estudo e trabalho em vários países o Editor do Blog talvez possa ajudá-los!

Boa carreira!

Um comentário:

Krishna disse...

Gostaria de saber se há uma determinada carreira que facilita a entrada no mercado de trabalho no exterior. Há países onde os diplomas brasileiros são reconhecidos? Se puder me ajudar, ficarei muito grata.